Quem somos
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática dos Anos Iniciais (GRUPEMAI) surgiu em 2019 com a participação de um grupo de professores[1] e estudantes de Pedagogia, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em uma pesquisa cadastrada na Pró-Reitoria de Pesquisa, cujo foco foi investigar as dificuldades de aprendizagem em Matemática de alunos do 4º ao 6º ano. Finalizada a pesquisa, o grupo foi crescendo e hoje conta com vários pesquisadores, dentre professores da universidade, estudantes da graduação e da pós-graduação, professores e gestores da Educação Básica e profissionais da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso e de Secretarias Municipais de Educação de municípios do estado. Desde sua criação, o grupo se reúne, quinzenalmente, de forma híbrida, para ampliar seus estudos sobre os processos de aprender e ensinar Matemática, bem como planejar e desenvolver ações junto a alunos e professores de escolas públicas no estado de Mato Grosso.
Em 2020, o GRUPEMAI foi cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil da Plataforma Lattes, podendo ser acessado pelo link http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/607349#linhaPesquisa.
Temos como premissa que a formação de professores e a aprendizagem dos estudantes da Educação Básica, mais particularmente no que tange ao ensino e à aprendizagem da Matemática nos anos iniciais, alcançarão novos patamares de qualidade, por meio do diálogo profícuo e projetos permanentes entre a escola e a universidade. Compactuamos com o educador português António Nóvoa, sobre a ideia de se compor uma “casa comum da formação e da profissão” na formação de professores, ou seja,
uma casa comum dentro da Universidade, juntando todos os grupos e departamentos envolvidos na formação de professores; uma casa comum entre a Universidade e as redes públicas de educação. Trata-se de uma nova realidade, juntando num “terceiro lugar” todos os que, dentro e fora das universidades, têm responsabilidades na formação de professores: escolas, professores, autoridades, associações de professores etc. Esta casa comum não pode excluir, nem diminuir nenhuma presença, não é feita para disputar poderes nem dentro nem fora da Universidade, mas para juntar e reforçar a formação de professores e a profissão docente (Nóvoa, 2024, p. 11).
(Nóvoa, A. (2024) «Formação de professores: Uma terceira revolução?», Educação, Sociedade & Culturas, (67), pp. 1–14. doi:10.24840/esc.vi67.777).
No desenvolvimento de suas pesquisas, projetos de extensão e ações com as escolas, o GRUPEMAI atua em três Linhas de Pesquisa e frentes de trabalho:
· Educação Matemática e políticas públicas
· Ensino e aprendizagem da Matemática
· Formação de professores que ensinam Matemática
[1] Nos textos do site, será utilizada a escrita dos substantivos “professor”, “pesquisador”, “gestor”, “aluno” para maior fluidez na leitura, porém a eles não se aplica distinção de gênero, indicando também professora, pesquisadores, gestora e aluna, respectivamente.
Educação
Pesquisas em Educação Matemática dos anos Iniciais.
© 2025. https:// grupemai.com -Resp. Técnico pelo site: Ramon A. T- Whats: (65) 99901-7272

