Processos autorais em Matemática de alunos/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental na formação com professores/as
Resumo:

Este projeto de pesquisa, coordenado pela Profa. Dra. Sueli Fanizzi, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, a ser cadastrado na Pró-Reitoria de Pesquisa, foi idealizado a partir de uma pesquisa em andamento, conduzida por um grupo de pesquisadores da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), mais particularmente do Grupo de Trabalho voltado para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (GT01), que busca, desde 2022, analisar os processos autorais de estudantes do 4º e do 5º ano na construção do conhecimento matemático. Neste presente projeto, pretende-se estender o objeto de pesquisa do referido grupo para a formação de professores do 1º ao 5º ano e, nesse sentido, seu objetivo central consiste em ampliar, em encontros formativos coletivos, os saberes conceituais e metodológicos de professores pedagogos que ensinam Matemática nos anos iniciais, a partir da interpretação dos conhecimentos matemáticos que as crianças constroem, revelados em suas estratégias autorais para resolver as atividades matemáticas. A metodologia tem como base a abordagem da pesquisa-formação, uma vez que, a partir dos momentos das aulas de Matemática, nos quais os estudantes revelarão seus processos autorais, e dos encontros formativos com os professores, esperamos que cada docente participante tenha a oportunidade de (re)significar sua compreensão dos conceitos matemáticos e suas metodologias de ensino da área. Os dados serão produzidos mediante os formulários de registro de processo autoral dos estudantes, para a devida análise nos encontros formativos, a observação dos pesquisadores presentes nas aulas de Matemática, a gravação dos encontros entre pesquisadores e professores ocorridos no formato on-line e o registro dos docentes realizado após cada encontro coletivo. Será realizada uma análise interpretativa minuciosa dos dados, de modo a compreender se o contato dos docentes com os processos autorais de seus estudantes para resolver as atividades matemáticas, em um espaço formativo de diálogo, os auxiliam na (re)significação de suas práticas pedagógicas.

O QUE SÃO PROCESSOS AUTORAIS DOS/AS ESTUDANTES NAS AULAS DE MATEMÁTICA? ALGUNS EXEMPLOS...

Resolução do problema das árvores de Natal – 5º ano
Resolução da multiplicação “46 x 4” – 4º ano
Acesso ao diálogo entre a pesquisadora e o estudante:

https://drive.google.com/file/d/127_uBC6wE8mZWhgnSCWeO4mFKQcA1txt/view?usp=sharing

(P = pesquisadora – ED = estudante do 4º ano)

P - Vamos lá então. 46 vezes quatro. Vamos conferir, porque eu acho que ficou alguma coisinha para trás, tá? Como é que você está fazendo?

ED - Eu to fazendo o 46 mais seis por causa que quando acabar o seis aí eu não preciso mais do seis.. aí eu só vou multiplicar o 40. Aí é bem mais fácil.

P - Tá, então pode começar. Vamos fazer de novo, com calma.

ED - 46 mais seis é 52 por causa que seis mais é 12.

P - Agora eu entendi porque você chegou no 52.

ED - Mais 40 dá 92.. dá 92.. seis mais 92 dá 98.. 100, 110, 120, 130, 138 P - Você já colocou três vezes o 46, falta mais uma vez, é isso? ED - Mais seis, 139, 140, 141, 142, 143, 144.. agora mais 40.. 154, 164, 174, 174, 174, 184!

P - Agora sim! 184, você juntou primeiro o seis depois o 40 e foi juntando quatro vezes porque é 4 x 46. Muito bem! Faz a conta agora em pé (era o que a atividade estava pedindo) para ver se dá o mesmo resultado.

Resolução do problema das árvores de Natal – 5º ano